sexta-feira, 3 de julho de 2009


TAMANDUÁ-
MIRIM






Este tamanduá, como os outros, se alimenta unicamente de formigas, cupins ou abelhas.
Para isso, o tamanduá-mirim precisa destruir seus ninhos, às vezes muito resistentes, usando as garras de suas patas, bastante fortes, sobretudo a do meio.

Essa garra é tão preciosa que, para não danificá-la, o tamanduá se apóia apenas nos lados das mãos, quando se aventura a descer para o chão.

Difundido pelas florestas tropicais,o tamanduá-mirim ocorre na América do Sul, a oeste dos Andes, Venezuela, ao norte da Argentina e no Brasil, este tamanduá é sobretudo arborícola.


O tamanduá-mirim faz parte de uma ordem extremamente primitiva, os xenarthras, que possuem baixa temperatura corpórea e baixo metabolismo, associados aos hábitos arbóreos e ao consumo de alimentos pouco energéticos. Os baixos níveis metabólicos são influentes nos longos períodos de gestação e, número reduzido de crias.


O tamanduá-mirim possui cabeça, pernas e parte anterior do dorso de coloração amarelada, restante do corpo negro, formando uma espécie de colete. Sua garra e a longa cauda preênsil permitem que ele se movimente com agilidade por entre os galhos das árvores.

O tamanduá-mirim é discreto e tem hábitos noturnos. Dorme no oco de uma árvore durante o dia e sai à noite para se alimentar. Os tamanduá-mirim são solitários, encontram-se apenas em época de reprodução.
Como todos os tamanduás, ele não tem nem sinal de dente. Sua língua é muito comprida e as glândulas salivares, muito desenvolvidas, produzem uma saliva particularmente colante. A cauda do tamanduá-mirim é pelada com algumas manchas escuras. Seu crânio tem formato alongado, juntando-se ao focinho, à boca e aos olhos muito pequenos. Tudo para facilitar suas investidas em buracos pequenos de cupinzeiros.

Pouco se sabe a respeito de sua reprodução de tamanduás-mirim, pois ele é de difícil observação e não se reproduz em cativeiro. Sabe-se apenas que o filhote nasce na primavera. As fêmeas são poliéstricas (apresentam cios durante todo o ano) com gestação que varia de 130 a 190 dias, gerando apenas um filhote. O filhote nasce com cerca de 1,3 kg. Durante oito ou nove meses, os filhotes se alimenta somente de leite. Após esse prazo, a fêmea ensina as técnicas de caça aos insetos ao filhote e, é carregado no dorso da mãe ou deixado em alguma toca e quando fica mais velho pode acompanhar a mãe em suas atividades de alimentação.

fonte: http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/tamandua_mirim.htm

Um comentário:

  1. Olá!!
    Brigada pela visita, querida!!
    Esse livro vai sair aí por setembro,pela editora Positivo...mas vou portar aqui no blog qdo sair, ok??
    Lindo teu espaço!!
    Beijos!Volte sempre!

    ResponderExcluir