segunda-feira, 1 de junho de 2009


Shapiri: o
espírito

xamânico
yanomami






Davi Yanomami - 24/08/2005








Davi Kopenawa Yanomami, da comunidade de Watoriki (AM), é hoje um dos líderes indígenas mais reconhecidos internacionalmente. Desde os anos 1980 Davi se engajou em constantes e sucessivas lutas pela defesa do seu povo. Viajando o mundo para divulgar suas palavras, Davi Kopenawa tornou-se muitos: xamã, líder indígena, chefe de posto da Funai, articulador político com os napë pë (não-Yanomami), e, por fim, presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY).

"Eu sou shapiri (xamã ou espírito xamânico). Omame (o criador) deu os shapiri para nós. Nós aprendemos com os grandes shapiri.
A gente aprende a conhecer os shapiri, como ver eles e escutar eles. Só quem que conhecesse o shapiri fica olhando eles porque o shapiri é muito pequeno, é muito brilhoso como luz.
Tem muitos, muitos shapiri. Não é só um pequeno não, são muitos e muitos, milhares de shapiri que são como estrelas.
Eles são bonitos e enfeitados de penas de papagaio, pintados de urucum e outros de tinta preta. Outros tem brincos e dançam muito bonito, cantando diferente.
O branco pensa que quando nós índios fazemos xamanismo estamos cantando, mas não estamos cantando, nós estamos acompanhando a canção.
Eles cantam diferente - o canto de arara, de papagaio, de anta, de jabuti, de gavião, de todo pássaro que canta diferente.
Então os shapiri são assim. É difícil ver eles".


"Mas quem quer ser shapiri, tem que aceitar os shapiri e conhecer eles.
Tem que deixar tudo. Tem que deixar a comida. Não bebe água. Também não pode ficar perto de mulheres, nem perto de cheiro de queimado, nem barulho de crianças gritando ou jogando pau porque os shapiri só quer viver no silêncio.
Eles são outras pessoas e eles vivem de maneira diferente. Eles não são como nós. Alguns moram no céu, outros moram debaixo da terra e outros moram nas montanhas altas cheias de floresta e flores.
Outros moram dentro do rio e no mar. Outros shapiri moram nas estrelas e outros também moram na lua e outros moram no sol.
Omame escolheu eles porque são bons para trabalhar, não no trabalho de roça mas para trabalhar no xamanismo, para curar uma pessoa.
São bonitos mais difíceis de ver. Os shapiri cuidam de tudo, cuidam do mundo".


fonte:
http://www.terramistica.com.br/index.php?add=Artigos&file=article&sid=36&ch=1
entrevista com Davi Kopenawa: http://www.proyanomami.org.br/v0904/index.asp?pag=noticia&id=4418




Nenhum comentário:

Postar um comentário