domingo, 15 de março de 2009


LENDA DE JACI - A Lua







"Este nome (yacy-taperê) liga-se a uma lenda, que tem relação com o conto das amazonas.

Dizem que, quando desceram 'umas mulheres' (ceta cunhã) ficaram nesse lugar irmã e irmão".
E assim, nessa linguagem saborosa, vai João Barbosa Rodrigues, em O rio Iamundá, desfiando a belíssima lenda ameríndia. Conta como se apaixonou a irmã pelo irmão. E como o visitava cada noite em sua rede, misteriosamente, protegida pelas trevas. E como o irmão, para descobrir quem era aquela que o despertava para o amor, umedeceu-lhe as faces com urucum.
E ela que habitava as margens do lago Iaci, espelhou-se em suas águas e viu que estava marcada para sempre. Manejando o arco, despediu flecha após flecha, até formar uma longa vara, e por ela subiu e transformou-se em lua.
O irmão que habitava o alto da serra, indo vê-la e não a encontrando, de dor metamorfoseou-se em mutum. Ela agora vem mensalmente, sob a forma de lua, mirar-se nos espelhos dos lagos para ver se desapareceram as manchas.

(Guimarães Ruth. "Yacy taperê, diabo menor". Província de São Pedro. Porto Alegre, Livraria do Globo, nº 6, 1947, p.39-41)
http://www.jangadabrasil.com.br/revista/agosto103/im10308.asp

2 comentários:

  1. Vim retribuir a visita.
    Seu blog é muito lindo.
    Adorei!
    Já virei sua fã!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou pesquisando lendas sobre Jaci, pq esse é meu nome, linda essa lenda, seu blog é igualmente lindo!!! Além de util, levando em conta que história indigena é conteúdo obrigatório nas escolas e um assunto sobre o qu, na verdade, pouco sabemos!!!

    ResponderExcluir