sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


SAMAÚMA: A RAINHA DA FLORESTA.


Esta linda foto de Octavio Campos Salles mostra a grandeza dessa que é conhecida como a Rainha da Floresta, a Samaúma. Essa árvore consegue retirar a água das profundezas do solo amazônico e trazer não apenas para abastecer a si mesma, mas também pra repartir com outras espécies.



A samaumeira é tipicamente amazônica, conhecida como a “árvore da vida” ou “escada do céu”. Os indígenas consideram-na “a mãe” de todas as árvores. Suas raízes são chamadas de sapobemba. Estas raízes são usadas na comunicação pela floresta, que é feita através de batidas em tais estruturas. Possui uma copa frondosa, aberta e horizontal.

Além disso, a árvore apresenta propriedades medicinais e é considerada pelos povos da floresta, uma árvore com poderes mágicos, protegendo inclusive as demais árvores e os habitantes da floresta.

Conta à lenda, que com tanto poder, a árvore consegue afastar e assustar quem entra na mata mal intencionado.

http://www.planetaturismo.com/programas_anteriores/programa-anteriores-16-08-08_02.htm
blog.flaviogut.com/.../



6 comentários:

  1. Foi muito esclarecedor o texto e vídeo da importância dessa árvore brasileira e rainha da floresta SAMAÚMA...fiquei doida pra plantar uma,vinte ou mil ontem!!!!!! Seria uma forma d ajudar...

    ResponderExcluir
  2. Tenho aprendido tanta coisa bonita aqui!
    Obrigada...

    PAZ e LUZ

    ResponderExcluir
  3. Anorkinda!!!Que Beleza !!!Olhe, fico como voce, vibramos na mesma sintonia, limpa, cristalina, e batemos todos os dias, nossos corações pulsando com o desta Mãe amada! desde Menina,desde sempre...No livro que escrevi O Chamado da Terra abordo "um pouco" desdet eterno e infinito Chamado. Com muito AMOR, por toda Natureza e todos os seres, o Povo Samaúma,e todos os seres da Mata, dos rios, cachoeiras, Mares, Ares,Céus, Terra!
    Muito grata por existir e estar aqui junto..UNINDO FORÇAS! LINDO!
    Isot me emociona, me faz seguir mais e mais!
    Grata
    Iporã Eté Aguyjevete

    ResponderExcluir
  4. Anorkinda!!!Que Beleza !!!Olhe, fico como voce, vibramos na mesma sintonia, limpa, cristalina, e batemos todos os dias, nossos corações pulsando com o desta Mãe amada! desde Menina,desde sempre...No livro que escrevi O Chamado da Terra abordo "um pouco" desdet eterno e infinito Chamado. Com muito AMOR, por toda Natureza e todos os seres, o Povo Samaúma,e todos os seres da Mata, dos rios, cachoeiras, Mares, Ares,Céus, Terra!
    Muito grata por existir e estar aqui junto..UNINDO FORÇAS! LINDO!
    Isot me emociona, me faz seguir mais e mais!
    Grata
    Iporã Eté Aguyjevete

    Liana Utinguassú -
    www.yvykuraxo.org.br

    ResponderExcluir
  5. Como é bom compartilhar tanta coisa linda,parabéns... é um prazer estar aqui para conhecer ! Natureza é tudo...

    ResponderExcluir
  6. Quero plantar uma aqui, só 6m de quintal....
    O que eu poderia fazer pra empobrecer ela e assim não deixá-la crescer tanto?
    (meio da cidade, por isso não posso ter mesmo uma árvore maior que 5m, principalmente tendo quintal só na frente da casa)

    ResponderExcluir